artistas
Relatório de Viagem – Medellín Colômbia
Jailtão

 volver

 

Entre os dias 04 e 18 de setembro deste ano estive em Medelín, segunda maior cidade da Colômbia. A convite do Centro Colombo Americano, desenvolvi, junto a dois artistas colombianos, 10 estudantes de artes e 60 crianças alunas de um projeto educacional, proposta artística com o intuito de unir o fazer estético à reflexão crítica a respeito do papel do artista na sociedade e da arte como meio de conscientização.  

   

Desenvolvemos oficinas de artes nas comunas (favelas) de Medellín, para o projeto DESEARTE PAZ, conduzido por educadores do Centro Colombo Americano, da qual resultou um ato pacífico numa praça pública onde as crianças soltaram pipas, confeccionadas e adornadas com mensagens de paz e prosperidade. Com os estudantes da Universidade de Antióquia realizamos um mural de 3 por 8 m, e algumas intervenções nas ruas, tendo como mote o chamado mundial contra a pobreza.

Criamos duas placas de trânsito.

Uma, constata as direções que tomam os destinos da Colombia (e da América, paa a Direita e para a esquerda. Diz:

< GRAN COLOMBIA  
PLAN COLOMBIA >  

Outra, que inverte a visão do paríso diz:  
EL DORADO  
RIO NEGRO  
ESPAÑA  

Colombia Atropelada 

Pintamos em algumas calçadas, estrelas negras contornadas com as cores da badeira da Colombia. As estrelas originais sãopintadas pela prefeitura da cidade nas ruas em locais onde ocorreram acidentes de trânsito com mortos, na intenção de alertar e educar  pedestres e motoristas.

Mural em honra a nuestra señora desaparecida 

Após constatar a devoção do povo paisa por las virgenes, e a devoçao do povo brasileiro pela virgem Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, chegamos à conclusão religiosa, sociológica, que a Virgem Aparecida estava em realidade DESAPARECIDA. Para isso criamos um mural, oratório, altar em sua homenagem e da sua volta. Também confeccionamos fitinhas, daquelas que se amarra no punho e se faz um pedido, com os dizeres: NUSTRA SEÑORA DESAPARECIDA, e distribuimos aos passantes.

Pregoeiro contrala probeza 

Conhecemos também na cidade, lojas que vendiam essências para arranjar namorado, para se dar bem nos negócios, para ter boa saúde, etc. A partir daí e da idéia da Virgem Desaparecida criamos essências que diziam em seus rótulos:

RICO PERO HONRADO
SISBEN *                                                 *(Sistema Público de Saúde)
VIVIENDA Y DESARROLLO  
CASA CARRO Y BECA  
ESTIMULANTE EDUCACIONAL  

 

Y outros  

As semelhanças e o desconhecimento mútuo entre os dois países, as duas culturas, pareceu-me um fato gritante pois, embora o Brasil faça fronteira com a Colômbia, não sabemos o que se passa por aqueles lados da América para além do noticiário sobre o narcotráfico e a violência, e eles tampouco conhecem do Brasil mais que alguns nomes de jogadores de futebol e títulos de novelas televisivas. Por este motivo, o contato entre artistas dos dois países já é um fato em si. A troca de idéias e experiências foi muito rica e proporcionou momentos reflexivos que certamente deixaram marcas nas trajetórias artísticas daqueles que participaram do encontro.

Além do Centro Colombo Americano, participaram do Projeto uma ONG intitulada Corporación Región, que trabalha com projetos educacionais e providenciou os materiais necessários para os trabalhos, a Universidade de Antióquia, onde aconteceram palestras e seminários, e a Embaixada do Brasil em Bogotá, que cedeu as passagens aéreas.

Como  a intenção é fazer um intercâmbio de idéias e artistas, está programada para os 10 primeiros dias de dezembro de 2005, a vinda de Fredy Serna e Luigi Baquero para São Paulo, a desenvolver aqui no Brasil atividades artísticas que coincidam com o Terceiro Chamado Mundial contra a Pobreza, a ser realizado no dia 10 de Dezembro. Assim como em Medellín, temos a intenção de aproximar o trabalho dos dois artistas com estudantes de artes, ONGs e comunidades carentes de São Paulo.

Seguem abaixo o Projeto escrito pelo Idretor da Galeria de Arte, Juan Alberto Gavíria e fotos das ações realizadas em Medellín.